Blog do Professor Thiago Gomes

Discussão de temas jurídicos relevantes

Técnicas de Estudo

Verifico que vários alunos sentem dificuldade nas primeiras avaliações pois não estão acostumados com o ritmo de estudo exigido pelos cursos universitários e técnicos. Pensando nisso, resolvi postar algumas técnicas de estudo que tendem a facilitar o aprendizado.

1. Condições ambientais adequadas

Não se esqueça de criar todas as condições ambientais necessárias para favorecer seu processo de aprendizagem: ambiente agradável… material reunido…

 2. Estou com sono? Estou legal para estudar?

Se você quiser estudar toda a matéria na véspera, estudando de madrugada, 10 horas seguidas de estudo, à base de guaraná em pó e café… Pode esquecer. Isto não funciona. você vai se esforçar muito, vai fazer mal para a sua saúde e terá resultados mínimos. Desperdiçará seu tempo. Na hora que você for estudar, seu cérebro precisa estar descansado, relaxado, sem sono. Na hora do estudo faça as seguintes perguntas: Estou legal? Estou sem sono? Estou atento? “Não dê murro em ponta de faca”. Só comece a estudar quando você estiver em condições físicas adequadas. Não dá para nadar e correr de barriga cheia. Não dá para dirigir com sono. Não dá para dançar com a perna quebrada. NÃO DÁ PARA ESTUDAR COM SONO E CANSADO. Estudar não é algo que se faça de qualquer jeito.

 3. Relacionar a novidade com algo que você já sabe

Pergunte-se: o que eu já sei a respeito disto? Quando você for estudar a primeira coisa que você precisa ter em mente é uma questão: O QUE É QUE EU JÁ SEI A RESPEITO DESTE ASSUNTO QUE VOU ESTUDAR AGORA?? Na hora que você começar a estudar se pergunte: o que eu já sei a respeito disto? Anote. Esta é a grande pergunta… pois tudo que você souber e que esteja relacionado com a novidade servirá de rede para capturar, magnetizar e sobretudo organizar a nova informação. Então a técnica é simples. Basta perguntar-se a si mesmo… o que eu já sei sobre este assunto? Aquilo que você já souber, será, provavelmente, o gancho para as coisas novas.

4. Fazer anotações

ANOTAR é uma forma de fixar a informação. Mas você está fixando a informação num pedaço de papel e não no cérebro. Mas já é alguma coisa. A memória serve para armazenarmos informações e depois recuperá-la. O pedaço de papel anotado tem a mesma função. Armazenar a informação no papel e depois recuperá-la. Seja lá o que você tiver que aprender através de aulas, de leituras ou de exercícios, faça ANOTAÇÕES para facilitar sua fixação e sua assimilação do conteúdo novo. Na hora do estudo lembre-se dos seguintes pontos: 1. anote a aula 2. anote pontos importantes da leitura 3. anote suas dúvidas. Para você anotar qualquer coisa em primeiro lugar você precisa ouvir ou ler a informação. Esta informação será processada pelo seu cérebro, passará pelo seu cérebro e em seguida, através de suas mãos parassará para o papel. Se você anotou, você garantiu a ocorrência de um processo completo de ENTRADA (INPUT) E SAÍDA (OUTPUT) da informação. Você internalizou a informação, ela foi processada pelo seu cérebro e depois você colocou-a no papel. Se você conseguiu anotar significa que a informação foi captada pela sua ATENÇÃO. Fazendo isto impedimos aquela situação ilustrada pela expressão popular ENTROU POR UM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO… como se a informação não tivesse passado pelo cérebro. Como se entre um ouvido e outro existisse um caminho vazio por onde o vento e o som passam sem nenhum obstáculo.

5. Antes de começar, rever a matéria anterior.

Antes de iniciar o estudo de uma nova matéria, dê uma rápida olhada na matéria anterior. Não adianta ter pressa. Se você fizer uma pequena revisão agora, lá na frente você ganhará horas de estudo. Se você não fizer a revisão você terá que estudar a matéria antiga como se fosse matéria totalmente nova. Em sala de aula é possível verificar como a grande maioria dos alunos não se lembra da disciplina que foi ministrada na semana anterior. Faz apenas uma semana e ninguém lembra da matéria ensinada. Imagine só quando der um mês. Toda a matéria que já foi ensinada em sala de aula será considerada matéria nova pelo aluno que já não se lembra de nada. A técnica aqui é simples… antes de passar para a matéria nova, dê um abreve olhada naquilo que já foi estudado sobre esta disciplina. Em sala de aula, antes do professor começar a ensinar, reveja o que ele deu na aula anterior.

6. Estudar um pouco e rever, estudar mais um pouco e rever.

Imagine se você ficasse uma semana sem comer. E no domingo à noite você resolvesse comer toda a comida da semana em apenas algumas horas. Seu estômago não consegue armazenar e digerir tanta comida. É exatamente a mesma coisa com o cérebro. Muita gente fica sem estudar um mês. E na véspera da prova tenta enfiar UM MÊS DE INFORMAÇÕES NO CÉREBRO dentro de apenas algumas horas. O cérebro não consegue “digerir”, assimilar, fixar toda esta enxurrada de informações. As técnicas são simples: A revisão diária e imediata é o segredo do milagre! Você estudou 50 minutos… estude mais 10 minutos para rever aquilo que acabou de ser estudado. Revisão é repetição. E repetição gera fixação. Faça revisões diárias, mensais e semestrais da matéria. Em 10 minutos você revisa 2 horas de aula ou de leitura. Em uma manhã você revisa a matéria de toda a semana. Faça revisões nos intervalos de aula, no ônibus, nas filas de banco, nas salas de espera, no banheiro…

Fonte: RUBENS GODOY SAMPAIO

 

 

Um comentário em “Técnicas de Estudo

  1. Natália Beatriz
    31/12/2012

    Amei todas as dicas, mas eu não tenho condições de pagar um cursinho pré-vertibular e terei que estudar em casa, só que eu estudo de manhã e faço curso a tarde e só chego de 19:00h, qual esquema que você me sugere para eu poder estudar? Uma revisão no final do dia acho que não e suficiente, me ajude por favor, porque parece que quanto mais estudo mais burra estou ficando!!! Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/02/2011 por em Outros.
%d blogueiros gostam disto: